sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O EVANGELHO! SEMPRE É TEMPO DE APRENDER!



Jesus lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso".Lucas 23:43

Jesus está crucificado, entre ele dois criminosos, dois ladrões. 
Um deles se destaca, pois no momento de sua morte, consegue visualizar a sua salvação.
Ele estava ali ao lado de Jesus, sofria as mesmas dores, estava morrendo da mesma forma. 
Ele via as pessoas desafiarem a Jesus, viu quando o outro criminoso disse a Jesus: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós! "Lucas 23:39

Ele, então, atento a tudo o que se passava em sua volta, entra naquela conversa, entrando também para a história com a seguinte declaração: "Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal".
Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino".Lucas 23:41-42

Aprendendo lições importantes:

Primeira Lição: O Evangelho deve ser apresentado da forma que ele é.

Muita gente diz que tem que se mudar a pregação, que ela tem que ser mais envolvente. São cantores que se apresentam com super shows, são pregadores com a melhor performance. Mas, sem perceberem, estão apresentando uma mensagem sem Jesus. Parece que pregar somente a mensagem de Jesus não dá tanto Ibope.
Para quem quer ter uma igreja cheia e ficar famoso, pode até se falar de Jesus, pode até usar camisa  e boné com o nome de Jesus, mas tem que se distanciar a cada dia do que Jesus pregou e viveu.
Por isso vemos em todo lugar uma igreja que fala de Jesus, que se diz de Jesus, mas que a cada dia prega uma mensagem totalmente divorciada da verdadeira mensagem que Jesus pregava. 
Jesus ali na cruz, não fez da sua morte um espetáculo como muitos queriam. Não fez de sua entrega voluntária, um show à parte. Muitos diziam se tu é o Cristo desça dessa cruz e muitos achavam que fazendo isso ele demonstraria de vez ser o filho de Deus. Mas Ele não precisava demonstrar nada. Ele é!

Segunda Lição: Nem todos crerão na mensagem do Evangelho.

Várias pessoas olhavam Jesus ali naquela cruz e escarneciam, debochavam e o desafiavam a provar ser Ele o Cristo, o filho de Deus.
Se Ele tivesse descido daquela cruz da mesma forma eles não teriam crido NEle.
A mensagem de Jesus deve ser anunciada da forma que Dele a recebemos, nem mais nem menos,
Não precisamos inventar nada, achando que dessa forma alguns irão crer.
O interessante, na mensagem de Jesus, é que ela sempre foi compreensível para os pobres, para os perdidos, para os pecadores, já para os doutores da lei, os mestres da religião, Sua mensagem era e é algo terrível. 
A mensagem Dele incomoda esse tipo de pessoas.
Sempre foi assim em todo o ministério terreno de Cristo, ele sempre se via em discussões com os doutores da religião que não aceitavam a sua mensagem.
Ao anunciarmos o evangelho, enfrentaremos esse mesmo tipo de pessoas. Pessoas que não vão crer, não vão aceitar, não vão entender, principalmente a turma da religião.
Mas devemos fazê-lo tendo em mente, que realmente nem todos crerão.

Terceira Lição: Aqueles que são Dele ouvirão a sua voz.

O "ladrão da cruz" estava ali, ouvia blasfêmias dirigidas a Jesus, ouvia seu companheiro de cruz também desafiá-lo a demonstrar ser Ele o Cristo.
Só que no coração do "ladrão da cruz" alguma coisa diferente acontece. Ele consegue vê além, consegue entender o que está acontecendo.
Aquele homem não tinha formação teológica, não era um frequentador da religião, mas ele olha e compreende tudo. Num gesto de fé ele diz "Senhor lembra-te de mim quando estiveres no teu Reino". 
Durante todo o tempo que Jesus esteve aqui, pessoas ouviram sua voz.
Foi assim com o publicano Zaqueu, foi assim com a mulher samaritana, que já havia tido cinco maridos e vivia agora com uma marido que não era seu, Foi assim com o centurião romano.
Em todo lugar pessoas nasciam de novo e compreendiam a mensagem do Evangelho.


Quarta lição: A mensagem de Jesus é uma mensagem de inclusão.

Diante da fé daquele criminoso, Jesus declara: Hoje você estará comigo!
Repare que Ele não diz amanhã você estará comigo. É pra hoje mesmo, é pra agora mesmo.
"Hoje você estará comigo no meu reino".
Ele também não perguntou:"Você se arrepende?", Ele não diz: "Mas você não se batizou!", Também não diz:"O que vão pensar da minha igreja se eu te trazer comigo!"
Não! Ele apenas diz: "Hoje mesmo estarás comigo no meu reino".
Jesus incluiu no seu reino todo o tipo de pessoas. Publicanos, prostitutas, pescadores, membros do sinédrio, homens, mulheres, crianças, todos iam atrás Dele. Ele nunca excluiu ninguém, nunca pediu pra alguém voltar amanhã. Ele Nunca disse vai, se arrepende primeiro, muda de vida e depois vem. Não! Jesus sempre pregou a todos que o Reino era chegado até eles.






Nenhum comentário:

Postar um comentário