domingo, 2 de outubro de 2011

O que é Desatualização Espíritual?


Por Marcello Cunha


O que é Desatualização Espíritual?
É não aceitar o Vinho Novo por achar que o velho é excelente.

O que é Desatualização Espiritual?
É ainda achar que o mandamento vigente seja "amar o próximo com a mesma logística pela qual amamos a nós mesmos".

Fazer assim é como insistir em usar Windows 95 numa época pré-Windows 8, e ainda com a desculpa: "essa é a mais lúcida maneira para que eu inicie saudável e equilibradamente a minha interação com o mundo informático".

Novo mandamento foi dado: "Amar o próximo da maneira como fomos amados por Jesus".

Atualize seu Windows Espiritual. Uma nova e viva Janela já nos foi aberta. Olhe a vida por ela!


O que é Desatualização Espiritual?
É continuar junto ao tanque de Betesda, crendo na lenda que diz que, de tempos em tempos um anjo passa por ali e mexe na água. E o anjo é como alguns chefes de algumas empresas: adoram estimular e assistir a competição entre os seus subordinados. Por isto, o anjo de Betesda só cura o primeiro doente que cair na água mexida.

E aí vale tudo: vigilância de 24hs, equipe de suporte, rasteira, pescoção e voadora.

Mas Jesus já não disse pra levantar, andar e sair daí? Quem quer ser curado de verdade faz assim. Ou há quem não queira e prefira viver em betesda pra sempre? Hum... se Jesus perguntou "Queres ser curado?" é porque há quem de fato não queira.

Ei! Se atualize! Levanta e anda! 

O que é Desatualização Espiritual?
É quando líderes de comunidades religiosas e cantores-músicos se auto-denominam "Levitas".

1 - Levita é quem nasceu em Israel e descende da tribo de Levi.

2 - Jesus, que é aquele que nos chamou e em quem tudo que cremos se centraliza, não descendeu da tribo de Levi, antes era da tribo de Judá.

3 - Jesus foi feito sumo-sacerdote não segundo a tribo de Judá, e muito menos segundo a tribo de Levi. Ele foi feito Sumo-Sacerdote, Mediador Eterno, conforme a Ordem de Melquisedeque, que é uma personagem histórica que nem judeu era, e que representa uma ordem superior a toda e qualquer cultura da terra.

E o que você ainda está fazendo aí, olhando pro Antigo Testamento e para a cultura judaica?

Não Levite. Não bóie.

Atualize-se! Coloque o pé no chão fundamental e olhe pro Autor e Consumador da Fé!

O que é Desatualização Espiritual?
É ainda acreditar que a salvação não é pela Graça e não é aceitada por meio de fé.

Sim, é acreditar que a salvação vem de nós mesmos, e não é Dom de Deus.

É se gloriar do seu próprio esforço, auto-preparação e justiça própria, a fim de poder dizer: "Deus, eu fiz por onde! Fui um servo fiel! Dá-me a glória que me cabe!"

É achar que o sacrifício do Cordeiro Eterno não é em si suficiente para nos salvar, e rejeitar a idéia de que, qualquer resposta que venhamos dar a esse sacrifício e qualquer transformação operada na gente, é tão somente poder de gratidão por termos sido amados sendo nós absolutamente indignos.

Sim, Desatualização Espiritual é planejar um dia ser digno perante Deus. É a ansiedade e a neurose de Caim, lavrador e floricultista, que constrói na vida um altar de performances, um show da fé, uma edificação estética fascinante, cores maravilhosas, cheiros suaves e aceitáveis. Caim é como o fariseu da parábola de Jesus, que se orgulhava das suas orações, dízimos e edificações.

Pra depois ser carcomido pelo ódio que olha pro irmão simples, dependente, e que só é capaz de mencionar no altar uma só coisa: a necessidade absoluta de um Cordeiro Imolado. E faz um sacrifício feio, visceral, mas cheio da Verdade da Confissão Eterna: Eu preciso todos os dias de um Redentor.

Abel é como o publicano da parábola de Jesus, que não ergue a cabeça, e só diz: Sê propício a mim pecador. Esse é sempre ACEITO E SAI JUSTIFICADO, como disse Jesus.

Este é o indivíduo atualizado no Espírito do Evangelho.

O que é Desatualização Espiritual?
É ainda acreditar que Deus habite em templos feitos por mãos de homens, e que esses templos sejam "Casas da Moeda", como era o Templo Estatal do antigo Israel, para onde deveriam ser levados todos os dízimos, que eram tributos de uma nação com política teocrática.

É desconsiderar que o coração quebrantado é o lugar onde Deus habita. E desconsiderar que Jesus e ...o Novo Testamento inteiro tratam dízimos e ofertas de uma maneira totalmente diferente da maneira tratada na época antiga do profeta Malaquias.

É ir pro templo, como quem vai pra um gabinete de um poderoso político de Brasília, levando um pacote de dinheiro para uma negociação escusa e que seja instrumento de barganha num acordo que vise a algum enriquecimento, poder, sucesso, vantagem e status.

É não saber ainda que, conforme o Novo Testamento, aqueles que são gratos e alegres, exercitam generosidade em causas dignas, todo tipo de causa digna, com toda liberdade, sem forçassão de barra ou imposição de medo. Investimentos que especialmente são feitos em gente, não em objetos. E sem mediação obrigatória de sacerdote humano algum. Pois em Jesus, Hoje, todos são sacerdócio real.

É não saber ainda que, quem é lúcido e sábio, quando possível, fica com 10% da renda e aplica todo o resto no rio da vida, no amparo, na cura, na provisão, no acolhimento, no cuidado, no plantio...

Na esperança de que o pão lançado na água não se perde, retorna. Num dia, que a gente não sabe qual é, sempre retorna. Na natureza, nada se perde, tudo se transforma. Ora, só a alegria de lançar o pão já vale o exercício. E os peixinhos ficam agradecidos e crescem em saúde e número.

Ofertar sem ambicionar corpo fechado, sorte no amor, vitória nos negócios ou coroa de glória.

"A casa de meu Pai será chamada casa de oração e não covil de negócios!" - diz o dono do Chicote.

Publicado em: http://cunhandoverbo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário