sábado, 3 de março de 2012

CARTA DO APÓSTOLO PAULO AOS EFÉSIOS - CAP. 2


Por Ariovaldo Ramos


1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

A humanidade se desconectou de Deus: nosso espírito morreu, e nossa vida se tornou um estado de delito e de quebras da lei de Deus. Mas Deus, aos que crêem, ressuscitou o espírito e reconectou consigo.

2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,

A queda não nos emancipou, ao contrário, criou um ambiente de sofrimento, chamado de “o mundo”, que foi colocado sob influência dum espírito rebelde, que continua a atuar nos que, ainda, não voltaram. Mas Deus, aos que voltaram para o estado de obediência (crer é voltar para o estado de obediência), libertou do domínio e, mesmo, da influência desse rebelde.

3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.

Esse estado de coisas era universal. Todo mundo espiritualmente morto e orientado para o mal. Todo mundo provocando a ira divina.

4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

Mas Deus tomou uma iniciativa em nosso favor. Em vez de seguir a ira, seguiu o desejo de manter viva a humanidade e o amor que nutria por nós.

5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

E Deus fez um favor: pôs os que crêem: os que voltaram para a obediência, dentro do Cristo, quando Cristo foi vivificado, estes o foram com ele. Receberam a mesma vida que ele.

6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,

Os que crêem: os que voltaram a obedecer, foram ressuscitados com Cristo, e, como Cristo se mudou para a dimensão chamada de celeste, os que crêem foram, com ele, para a mesma dimensão.

7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Mas Deus fez isso para demonstrar o quanto Ele pode fazer por favor, por causa de sua bondade para com os que crêem: as pessoas que Ele colocou em Cristo Jesus.

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;

Os que crêem: que voltaram para a obediência, só conseguem crer e, portanto, voltar a querer obedecer, porque Deus lhes fez um favor: Deus lhes deu a capacidade de crer nele e no que Ele fez através do Cristo. É um presente.

9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Os que crêem: que voltaram a obedecer, não fizeram nada para conquistar essa capacidade de crer. É um presente!  Eles não fizeram por merecer. Receberam um presente.

10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

Os que crêem: que voltaram a obedecer, são assim, porque foram recriados dentro de Cristo, essa recriação é como um poema de Deus. E Deus os colocou num novo ambiente chamado de  "boas obras".

Embora eles continuem fisicamente no ambiente de sofrimento, chamado de “o mundo”, eles passaram a viver a partir do novo ambiente, chamado de “boas obras”.

Jesus de Nazaré foi o primeiro a viver no ambiente “mundo”, a partir do ambiente “boas obras”. E Deus recriou os que crêem para viverem assim, também.

11 Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, feita pela mão dos homens,

Os circuncisos achavam que essa possibilidade de crer: de voltar a obedecer a Deus, não estava ao alcance dos que não se circundavam, como Deus orientou a Abraão, e ao seu povo, que fizesse.

12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

Isso deixava os incircuncisos sem perspectiva.

13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Mas Deus colocou no Cristo, sob a unção do Cristo (a palavra Cristo significa ungido - algo como receber uma designação e o poder para executá-la) também, os incircuncisos.

Portanto, a libertação dos incircuncisos foi, também, posta na descrição do alcance da designação do Cristo. Quando o Cristo, derramou o seu sangue na cruz, ele tornou possível aos incircuncisos, o que foi avisado para os circuncisos.

14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade,

Mas Deus fez mais: pacificou os circuncisos com os incircuncisos, e vice-versa, deixando claro, a ambos, de que precisaram do Cristo para voltar da morte, de modo que, na prática, o que parecia vantagem dos circuncisos sobre os incircuncisos, desapareceu.

15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz,

E Deus fez mais: criou, dos dois, um novo homem, ou seja, um homem colectivo, uma nova sociedade; já que o ponto de contato deixou de ser a lei e os mandamentos que os circuncisos conheciam, e passou a ser o Cristo, de quem ambos necessitavam.

16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade;

E o Cristo, ao cumprir a sua missão, reconciliou os circuncisos e os incircuncisos com Deus, e Deus, no ato do Cristo, os fez uma comunidade só, a quem Ele chamou de: O Corpo do Cristo.

Interessante notar que os circuncisos achavam que eles já estavam reconciliados com Deus, mas, descobriram que, também, dependiam do triunfo do Cristo.

17 e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto;

Bem... Os circuncisos estavam perto, mas, mesmo assim, precisaram da boa notícia de que era possível estar em paz com Deus.

18 porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

E, graças ao trabalho do Cristo, o Espírito, uma das três pessoas da Trindade, pôde vir habitar nos seres humanos, circuncisos ou incircuncisos, que o favor da Trindade incluiu no Cristo. E é só da habitação do Espirito Santo que é possível ter acesso ao Pai

19 Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

Pronto! Os incircuncisos estão dentro! Não como convidados, mas como membros da família, da comunidade corpo do Cristo, do homem coletivo.

20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina;

Essa comunidade corpo do Cristo, homem coletivo, é, também, um edifício. Um edifício que tem o Ungido como pedra alicerce, mas é o Ungido, conforme anunciado pelos profetas e descrito e ensinado pelos apóstolos.

21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor,

O objetivo dessa comunidade corpo, desse homem coletivo, desse edifício, é ser uma catedral: um lugar onde Jesus, o Cristo, como Senhor, seja reconhecido como o modelo, o guia e o motivo e o objetivo para todos os movimentos da humanidade.

22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

Quando esse edifício alcançar a essa altura, quando a interação entre essa sociedade e o Cristo for plena, a Trindade vai morar nesse edifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário