quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DIA DA REFORMA


PRÉDICA DO CULTO DA REFORMA 2012

IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE PETRÓPOLIS

Hoje, ao celebrarmos o dia da Reforma Luterana, queremos lembrar a essência do evangelho de Jesus Cristo, redescoberto por Martin Lutero.

Em primeiro lugar, dizer que o que deu origem a todo movimento da Reforma Luterana foi o fato de que Martin Lutero tinha medo de Deus. A Igreja na época da idade média assustava os seus fiéis com medo do inferno E oferecia aos seus fiéis o alívio para este medo pela venda de indulgências e pela peregrinação a lugares sacros, bem como com a compra de relíquias.

As pessoas viviam no medo. A Igreja oprimia ao invés de libertar. Este medo Lutero também tinha, como vimos. Mas ele alcançou a libertação deste medo ao encontrar a Cristo. Viu que Cristo nos perdoa os pecados, nos dá vida e salvação por graça. Não precisamos mais ter medo da condenação eterna, do fogo do inferno – basta aceitar o que Deus fez por nós em Jesus na cruz pela fé.

Nós, como Igreja Evangélica de Confissão Luterana pregamos o Cristo crucificado, que nos salva por sua graça e seu amor, assim como Lutero fazia há 500 anos atrás.

Infelizmente, ainda hoje, em pleno século XXI, vemos que diversas igrejas (se é que podem ser chamadas de igrejas) ainda fazem o mesmo que nos idos de 1.500, amedrontando os féis e mantendo-os cativos pelo medo, com uma fé distorcida.

Não pregamos jamais como prega a Igreja Católica Apostólica Romana, que diz que cada missa em que você vai, que cada peregrinação a lugares santos que você vai ajuda a reduzir seus anos de purgatório para que você chegue mais rápido ao céu. Ou que ainda hoje dá indulgências plenas ou parciais, como as que foram dadas aos jovens pelo papa no encontro de jovens do mundo todo no Vaticano, ou que dá indulgências plenas após passar pelas quinze estações da via sacra no santuário de Aparecida, aqui perto de nós. O purgatório não existe de acordo com a Sagrada Escritura – é invenção da ICAR para assustar os fiéis e mantê-los acorrentados no medo.

Não pregamos também como pregam muitas igrejas pentecostais, que usam Malaquias 10 para assustar, colocar o medo no coração de seus fiéis, citando as palavras do texto que dizem que, se você não der o dízimo à igreja, irá atrair a MALDIÇÃO de Deus para sua vida e, se você der o dízimo, irá trazer a BÊNÇÃO de Deus para sua vida. Nós não pregamos como estas igrejas que dizem que, se algo acontecer de errado na sua vida, é por trabalho de macumba, por inveja de outros ou mau olhado, e para isso é necessário uma corrente de oração, uma sessão de descarrego.

Nós, como Igreja Evangélica de Confissão Luterana pregamos o Evangelho de Cristo somente, que diz com clareza:

- João 5.24: Jesus diz: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida.”

- Romanos 1.17: “O justo viverá por fé”

- Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é Dom de Deus.”

- Romanos 3.23,24: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.”

- E, no que diz respeito à negociação por dinheiro, o Novo Testamento ensina com clareza em 1 Coríntios 9.7: “Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama a quem dá com alegria.”

- E Jesus diz com clareza em João 10.29: “O poder que meu Pai me deu é maior do que tudo.” Ou você acha que o poder do mau olhado, da macumba, da inveja é maior do que Deus? Nada pode nos atingir se confiamos em Deus, porque o poder de Deus é maior do que tudo. Ou nós não confiamos em Deus e confiamos mais no poder do mal?

Com Deus não se negocia. Deus é Deus, não é negociante ou comerciante. Não se negocia nem com boas ações nem com dinheiro. Com Deus não se negocia – EM DEUS SE CONFIA – se confia na sua graça, no seu amor, na sua misericórdia.

Nós, como Igreja Evangélica de Confissão Luterana dizemos:

- “No amor não existe medo, antes, o perfeito amor lança fora o medo”. (1 João 4.18)

- “O que Deus manda é isto: que creiamos no seu Filho, Jesus Cristo, e que nos amemos uns aos outros, como Cristo nos mandou fazer.” (1 João 3.23)

Que assim possamos crer e viver. Amém.
Pastor Elton Pothin

Nenhum comentário:

Postar um comentário