quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SEU SANTO NOME


Ven. Arc. Rev. Carlos Alberto Chaves Fernandes (*)


Um nome, na Bíblia, exprime o ser de uma pessoa, seu caráter, seu modo de vida, o papel que desempenha dentro do mundo. Não é sem motivo que, ao final de cada coisa criada, Deus lhe dá um nome, ou seja, um motivo de ser, a designação do que a criatura desempenhará no mundo criado. Aplicando-se aos seres humanos, vê-se o motivo de um nome ser tão significativo nas Escrituras. O nome é a própria pessoa que o recebe.

Pensemos no nome de Deus. O 3º Mandamento diz que não devemos tomar o Nome do Senhor em vão, porque Ele não terá por inocente quem assim proceder. Ora, dar um nome é dar um destino, designar um ser. Na Bíblia foi Deus quem deu Nome a Si mesmo. E o fez dizendo: “Eu-Sou”. O Deus do 3º Mandamento é o Deus eterno e presente, cujo Nome está entre nós
.
O Nome de Deus, já que foi revelado aos Seus, o foi dado para ser adorado, reverenciado e louvado. Tomar em vão este Nome exclusivo, dado para ser tratado conforme o sentido que Deus outorgou é um gravíssimo pecado. O Nome de Deus não pode ser invocado por supersticiosa defesa contra este ou aquele mau. Tomar assim o Nome de Deus é fazer a inversão do porque Ele nos deu o Seu Santo Nome. Ele nos deu o Seu Nome para que O servíssemos sob este Nome. O Seu Santo Nome não está ao nosso serviço, antes, fomos chamados a servir a este Nome.

Não se usa o Nome de Deus para as causas pessoais. Não se usa o Nome de Deus para a magia e a adivinhação, pois isso promove os milagreiros, agoureiros e adivinhadores do futuro, e não a glória do Nome de Deus. Não se usa o nome de Deus para maltratar pessoas, discriminá-las ou persegui-las, ao contrário, o Nome de Deus é sempre um nome que salva: quem o invocar será salvo.

Em nome de Deus muita coisa tem sido feita, mas para a desgraça de muitos e a promoção de uns poucos.

Não se pode usar o Nome de Deus! Somente podemos servir a este Nome Santo, Glorioso, Maravilhoso, Grandioso, Inefável, Indizível, Temível, Poderoso. E este Nome é o glorioso nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que Deus exaltou acima de todo o nome, para que ao Seu Nome se dobre todo o joelho no céu, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de nosso Deus e Pai.

* Rev. Carlos Alberto Chaves Fernandes, ofa, é Presbítero da Diocese do Recife; Pároco da Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade, em Copacabana, Rio de Janeiro; Venerável Arcediago Sul-Sudeste do Brasil; Frei da Ordem Franciscana Anglicana (OFA).
Contato: revbeto@gmail.com .


Publicado em www.dar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário