segunda-feira, 2 de abril de 2012

OLHANDO DA MANEIRA CERTA


Conta-se uma história que numa floresta um tigre estava com um mal humor tão grande que batia em todos os animais. Conseguiram prendê-lo e levaram para a doutora coruja. Depois de examiná-lo, ela percebeu que seu problema era nos olhos. O doutor leão então usou suas garras afiadas e fez a operação. Depois da operação o tigre ficou pior, conseguiram prendê-lo e de novo levaram para a doutora coruja. Depois de examiná-lo ela percebeu que o doutor leão havia costurado os olhos do tigre para dentro e ele estava olhando para dentro de si mesmo.

Olhar para dentro de si nem sempre é bom. É a hora que nos deparamos com aquilo que realmente somos. Por isso todos fogem desse olhar. Preferimos sempre olhar o outro à partir do que achamos que somos, do que idealizamos de nós mesmos. Por ser assim julgamos o outro com muita facilidade, pois o olhamos a partir de nossos ideais de moralidade, de bondade e de todas as demais virtudes que julgamos ter.

Esse é o grande problema do ser humano, ele não consegue olhar o outro à partir se si mesmo.
Seria tão bom se pudéssemos aprender a olhar para dentro de nós mesmos e só depois disso tentar ver o outro.

Se fossemos sinceros acerca do que somos, do que pensamos e do que desejamos, não sobraria lugar pra julgar o outro.

Somente dessa forma, conscientes de quem verdadeiramente somos, olharíamos o outro com mais amor, compaixão e tolerância. Há alguns dias um amigo me falou que sou muito tolerante com os erros dos outros, disse a ele que é assim que deve ser e faço assim porque me conheço e sei bem quem sou. 


Jesus, diante da mulher flagrada no ato de adultério, disse "aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra".

O que aconteceu? Não sobrou ninguém pra contar história. Foi assim lá e é assim aqui!

Se acha que não, faça um exame de consciência. "Examine-se pois o homem a si mesmo" foi o conselho do apóstolo. Pena que esse texto só é usado na hora da Santa Ceia e muitas vezes de forma errada.

Quanto a mim, já deixei as pedras no chão há tempo, já consegui olhar pra mim e dizer como Paulo: 

"Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna. 
1 Timóteo 1:16 

Quando olhamos para nós e nos enxergamos e vemos que nada somos e entendemos que ainda assim somos amados por Deus, conseguimos olhar o outro com amor e com compaixão. Não tem como olhar pra dentro de si e não sentir vergonha, por isso quem se encontra com Deus, pela fé em Jesus Cristo, não pode ser alguém que aponta o dedo para julgar, não pode ser alguém que pegue em pedras para atirar.


Gostaria de dar a você esse conselho, olhe primeiro para dentro de si mesmo, depois procure olhar os outros através de você. Se o que você ver em você mesmo e no outro não for bom, não se assuste, isso é toda a nossa natureza humana. Pegue tudo isso que viu e veja através daquela cruz erguida há dois mil anos atrás. Ali o filho de Deus estava morrendo por nós, sabendo o que nós verdadeiramente somos. Ele nos conhecendo  e sabendo que nada merecemos, se entregou por nós. O nome disso? Graça, Amor, Misericórdia e Bondade!


"Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. 
Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie." 
Efésios 2:4-9


Nenhum comentário:

Postar um comentário